Operação Mutley volta a atuar supermercados em Niterói

Operação Mutley do Procon Estadual já descartou cerca de 1 tonelada e meia de alimentos impróprios

Não foram encontradas irregularidades no Mercado Intercontinental (Rua Visconde do Rio Branco, Centro – Niterói)

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou a vigésima etapa da Operação Mutley, nesta terça-feira (16/08). A fiscalização ocorreu em mercados e restaurantes de Botafogo e Niterói e autuou cinco de seis estabelecimentos vistoriados. Somados aos 85 kg descartados nesta etapa da Operação, já são quase uma tonelada e meia de alimentos impróprios descartados pela Operação.,

O Supermercado Campeão, na Rua General Polidoro, em Botafogo, apresentou divergência de preço de gôndola e caixa em produto. Os fiscais encontraram 48kg de azeitonas e champignon expostos para venda sem especificação de data de vencimento. Outros 2kg e 500g de produtos, entre queijo e doces, estavam vencidos.

Em Niterói, no Multimarket localizado na Rua Dr. Paulo Cesar, 329 em Santa Rosa, 34kg e 600g de frios, embutidos e massa para pizza estavam sem especificação do prazo de validade e 3kg e 800g de presunto estavam vencidos. Salgados, como costela, paio e linguiça, estavam expostos com validade superior ao informado pelo fabricante. A câmara e área de manipulação estavam com higiene precária e o piso rachado. Havia rachadura na área da tampa do esgoto, com acúmulo de água e ferrugem, e comida no chão ali perto. Os fiscais deram o prazo de 15 dias para sanar as irregularidades. Caso não cumpram as determinações, serão interditados.

Não foram encontradas irregularidades no Mercado Intercontinental (Rua Visconde do Rio Branco, Centro – Niterói).

Desde o dia 15/07, os fiscais do Procon Estadual estão vistoriando estabelecimentos com foco nas Olimpíadas. Até o momento, foram 162 estabelecimentos vistoriados no Rio e em Niterói e 120 autuações com a Operação que leva o nome do cachorro Dick Vigarista, personagem do desenho animado “Corrida Maluca”, que era fascinado por medalhas.

Balanço da Operação Mutley

1 – Mundial (Rua Voluntários da Pátria, 24 – Botafogo): Dois registros no Livro de Reclamações não remetidos. Pescado em contato com gelo e manipulação direta pelo consumidor.

2 – Pão de Açúcar (Rua Dr. Paulo Alves, 42 – Ingá – Niterói): Ausência de barreira de proteção na bancada de pescados. Data de validade apos manipulação dos presuntos maior que a fornecida pelo fabricante. Retirada imediata para correção. Vencidos: 2kg de farofa.

3 – Supermercado Campeão (Rua General Polidoro, 74 – Botafogo): Produtos sem especificação exposto para venda: 6kg e 500g de azeitona recheada; 8 kg de azeitona azapa; 6kg e 500g de azeitona fatiada; 5kg e 500g de azeitona verde; 7kg e 200g de champignon fatiado; 7kg e 800g de champignon inteiro; 5kg e 800g de azeitona preta sem caroço. Produtos vencidos: 1 kg de queijo brie; 398g de torta; 1kg e 100g de doce leite. Divergência de preço em produto na gondola e a maior no caixa.

4 – Balada Mix (Rua São Clemente, 95 – Botafogo): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Multimarket (Rua Dr. Paulo Cesar, 329 – Santa Rosa – Niterói):Sem especificação: 12kg de salsicha; 12kg de queijo; 8kg de presunto; 2kg e 600g de massa pra pizza. Vencidos: 3kg e 800g de presunto. Câmara e área de manipulação com higiene precária, piso rachado, comida no chão perto do esgoto, rachadura na área da tampa do esgoto, acúmulo de água e ferrugem. Prazo de 15 dias para sanar irregularidades, sob pena interdição. Salgados expostos com validade superior ao informado pelo fabricante: costela; paio e linguiça.

Um comentário em “Operação Mutley volta a atuar supermercados em Niterói

  • 17 de agosto de 2016 a 10:50
    Permalink

    Deveriam ter ido ao supermercado Princesa (Rua Presidente Pedreira – Ingá), eles estão com o balcão de comidas sem termostato há muito tempo. Costumava comprar meu almoço lá, mas a comida estava vindo muitíssimo fria. Falei com o gerente que, simplesmente, me disse que a peça estava quebrada e não estavam encontrando outra para substituí-la. Ele não poderia fazer nada, se quisesse comprar tinha que ser assim.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *